terça-feira, maio 11, 2010

salmão em creme de alface




Já várias vezes tenho dito que gosto da parte criativa da cozinha, especialmente daqueles dias em que chegamos a casa, abrimos o frigorífico e… inventamos um jantar.
Foi isso que aconteceu… o ponto de partida foi uns lombos de salmão, que tinha congelado e uma alface já muito murcha para fazer salada…

e aí começamos, primeiro temperando o peixe com sal… não me preocupo em descongelar, porque o tempo em que está no fogo é suficiente, fazendo com que fique húmido por dentro.

piquei cebola, um dente de alho, juntei na panela com um fio de azeite e fui deixando dourar… juntei a alface bem lavadinha e fui mexendo… a alface vai murchar rapidamente. Temperei com sal, pimenta e noz moscada e deixei refogar, mexendo regularmente; é bastante rápido, porque a alface fica logo boa.




Levei esta mistura ao processador (liquidificador) para fazer um creme e voltei a levar ao fogo, acrescentando um pouco de leite; quando levantou fervura, rectifiquei o tempero e… pronto… reservar.

Fui tratar do peixe.
Voltei ao meu processador, picando cebola – bem miudinho – com um dente de alho, e fui juntando tostas (também serve pão) e um pouco de azeite. A ideia foi fazer uma liga para “forrar” o peixe, criando uma crosta.



Para isso, sequei os lombos de salmão, picelei com azeite e apertei a mistura de cebola;
Levei a grelhar numa frigideira anti aderente. A cebola vai fritar, deixando um cheirinho muito bom de cebola refogada. Virar o peixe, deixando grelhar; prefiro que não fique muito passado, mas isso é uma questão de gosto.



Para completar, tinha uma caixinha de polenta pré-cozida que achei um bom acompanhamento. Nada mais fácil. É só seguir as instruções da embalagem. Ferver a água com sal (eu juntei um fio de azeite) e acrescentar a farinha, mexendo sempre até voltar a ferver. Deixei cozer uns 5 minutos. Se seguir as medidas sugeridas na embalagem, a polenta vai ficar um pouco mais dura; eu preferi deixar mais cremoso, por isso aumentei a quantidade de água.

bom… foi um sucesso!
o salmão com crosta de cebola, em creme de alface e polenta.
colorido e saboroso!
a ideia é essa, ir experimentando!

1 comentário:

Jorge Ramiro disse...

Muito obrigado por compartilhar a receita com todos nós. Eu acho que a comida também está relacionada com a cultura de cada país e de cada região. Não só pela maneira em que o alimento é cozido, se não pelos produtos usados ​​ou produtos que são nativas de cada local. E em todos os lugares as pessoas estão acostumadas a comer um determinado tipo de alimento, que pode ser muito diferente de alimentos de outros países. Eu tenho alguns restaurantes em sp. Então, eu entendo isso. Eu viajei para muitos países para estudar as diferenças.